Serviço Social - 2019

Display:

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância e as fragilidades do planejamento familiar para as famílias atendidas no programa da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, especificamente no ambulatório da mulher. Para viabilizar o estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, pesquisa descritiva ou experimental que teve como finalidade identificar a relevância do programa que é um direito garantindo por lei, para que todo casal e indivíduo possam ter o momento propício de ter ou não filhos evitando uma gravidez indesejada e as informações das vantagens e desvantagens de todos dos métodos contraceptivos.

RESUMO

O presente artigo aborda a temática da atuação do profissional de Serviço Social frente ao aborto legal para mulheres que tiveram gravidez decorrente de violência sexual na garantia dos direitos previsto em lei e efetivação do procedimento. A pesquisa tem como objetivo, compreender a partir de uma análise crítica, como se efetiva o aborto legal na Maternidade Almir Gabriel na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará dentro de sociedade conservadora em que vivemos atualmente. Para a metodologia, foi utilizada a pesquisa qualitativa como forma de entender determinado assunto realizado em análise documental e relato de experiência.

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo trazer uma reflexão teórica acerca da orientação social como um instrumental técnico-operativo do Serviço Social a partir da experiência vivenciada, enquanto estagiária, em um hospital de referência no município de Belém-Pa. Na ocasião houve abordagem sobre a categoria instrumentalidade a fim de buscar compreender este instrumental – essencial – tão utilizado pelos/as assistente social, porém tão pouco explorado teoricamente. Para tanto, utilizou-se autores como Bravo (2000, 2004), Cordeiro (2012), Gramsci (1976), Guerra (1998, 2007, 2014), Iamamoto (2009, 2015), Lessa (2007), Mioto (2006, 2009), Santos (2013), dentre outros, necessários para este debate. Para desenvolver a pesquisa foi preciso inicialmente fazer um levantamento bibliográfico em seguida a revisão de literatura e para finalizar esta pesquisa qualitativa foi necessário expor a experiência enriquecedora vivenciada no campo de estágio, com base na observação participante para apresentar como a orientação social é realizada in locus. Pode-se afirmar, a partir deste estudo, que a orientação social é utilizada principalmente para socializar informações sobre os direitos que assistem os/as usuários/as e sua família.

RESUMO

O presente trabalho visa apresentar e analisar a rede de serviços da educação especial de Belém a partir do CRIE no município de Belém – PA, sob a perspectiva do Serviço Social na questão da viabilidade do direito aos alunos (as) e consequentemente de sua família. Para a análise e discussão do presente tema, foi utilizada pesquisa bibliográfica, qualitativa descritiva, observação participante buscando os ensinamentos dos pensadores: Freire (2002), Paro (2010), Iamamoto (2005), Faleiros (1999), Margarezi (2010), Matos (2013), Mendonça (2016), Vieira (2016), que tratam das categorias garantia de direitos, educação, o trabalho na contemporaneidade do Serviço Social. Isto posto, com a pesquisa constatou-se que a rede de serviços da educação especial tem muito a melhorar, pois todos os sujeitos envolvidos na rede de serviços têm que entender o que é e como funciona a rede.